domingo, 18 de dezembro de 2011

Bandeira Clubes Irmãos


O nome é extra-oficial, denominada por mim mesmo, deixo claro. O importante é que ela retrata um período quase esquecido da história do clube. Aliás, dos clubes.

São Paulo e Fluminense, nos anos 30, 40 - talvez até uma ou outra década depois - eram verdadeiros clubes irmãos. Algo motivado não somente por serem ambos tricolores, mas também por possuírem alguma afinidade social. Tanto que ambos os clubes são, notoriamente, rotulados como clubes da elite paulistana e carioca.


Realmente. Contam os mais antigos que o sócio do São Paulo poderia, em visita ao Rio, utilizar as dependências do clube carioca simplesmente ao apresentar a carteria de sócio do SPFC. A mesma possibilidade ocorria ao sócio fluminense na capital paulista.

A bandeira em si é exemplo dessa união, mas especificamente era utilizada em um evento realizado pelos dois times em honra a essa sociedade: A Olimpíada Tricolor. Uma competição em várias modalidades esportivas, com cerimônia de abertura, desfile de delegações e encerramento. Consta a existência de três Olimpíadas Tricolores, nos anos 40. Mas isto é assunto para ser melhor abordado e explicado em outro capítulo...

Provavelmente a bandeira com o simbolo do SPFC à frente só tenha sido usada em São Paulo.
 

Bandeiras

2006-____2000-2005
Nova estrela vermelha de campeão mundial adicionada.As duas estrelas vermelhas de campeão mundial são acrescentadas.
1982-1999Não-Oficial Mundial 1993
Basicamente o modelo da década de 80 permaneceu até o fim dos anos 90. Foi usada no Mundial 92.A foto do título mundial de 1993 retrata esta bandeira, provavelmente não-oficial.
Anos 701955 - Anos 60
O símbolo não possuía borda preta. Usada na 2ª inauguração do Morumbi.Surgem as estrelas referentes aos recordes mundiais de Adhemar Ferreira da Silva, originalmente à esquerda.
Anos 30Não-Oficial Desconhecida
Usada em 1936, em sua primeira partida após refundação. O símbolo possuía borda branca larga.
Retratada no conceituado site Flags of the World (FOTW) pelo vexilólogo Joseph McMillan.


 

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