domingo, 18 de dezembro de 2011

A confecção do distintivo


Diz a wikipédia - cabe dizer que boa parte do artigo do SPFC lá é editado por nosso amigo Tales:
De acordo com o estatuto do clube, o símbolo do Tricolor Paulista é formado por um triângulo isósceles branco, invertido, com base maior elevada por um retângulo com altura igual à metade da lateral do referido triângulo. Dentro dessa parte alongada encontra-se outro retângulo, de cor preta, com as iniciais SPFC em branco. No interior do triângulo uma faixa branca de largura igual a um quarto da lateral menor com dois triângulos escalenos, um vermelho à esquerda e outro preto, à direita.
... O São Paulo não divulga seu estatuto social publicamente, mas digamos que é bem por ai mesmo. Enfim, repararam o quanto a definição é vaga e imprecisa? Não, não é uma falha do texto da wiki não...

Na prancheta:
Facilmente percebemos que não existe norma ou definição quanto a "borda" branca, que envolve o retângulo superior e os triângulos escalenos. Também não normatiza se existe "contorno" ou "linha" em cor preta, envolta de todo escudo, nem sua espessura. Sem falar em outras medidas, afinal o isósceles pode ser muito esticado, variar a angulação, o retângulo ser muito alongado, etc...

E principalmente, o posicionamento da escrita SPFC dentro do retângulo e a definição do estilo de sua fonte também deixa muitas questões, principalmente digo, pois não é a mesma costumeiramente usada... Maiores detalhes, artigo: Fonte do SPFC?. Uma coisa é certa, não existe mais pontuação alguma entre as letras.

Nos tempos modernos, de internet e programas gráficos, sinto falta também de uma definição oficial de cor. Falo de codificação RGB, CMYK ou Hexadecimal. Por exemplo: vermelho #FF0000 ou vermelho #ED1B24.

Se seguirmos as instruções recomendadas ao pé da letra, teríamos:

Na teoria:
Note que, quanto as estrelas também não há normas referentes a tamanho e posicionamento. Por isso tais objetos variaram com certa liberdade nas camisas do SPFC nos últimos tempos. Só há regulamentação de cor e de mérito, ou seja: que tipo de conquista pode levar à uma estrela no símbolo presente na bandeira e no uniforme. No caso, somente vitórias ou recordes mundiais: no futebol herdando a cor vermelha, e nos esportes olímpicos, a dourada. Entenda por esporte olímpico o seguinte: esporte amador - Por isso Éder Jofre não rendeu estrelas, era profissional. Ainda que a definição em si deixe brechas à interpretações - pois existe boxe olímpico, por exemplo.

Cabe atenção a isto também: As estrelas são somente previstas na bandeira e no uniforme. Um escudo, pura e simplesmente, pode ser desprovido de estrelas e ser considerado oficial.

Na prática:

Nenhum comentário:

Postar um comentário