sábado, 2 de novembro de 2013

Ex-'rebaixados', Tricolor e Lusa duelam para exterminar fantasma

Adversários neste sábado, no Morumbi, São Paulo e Portuguesa já tiveram quedas virtuais no Brasileirão. Falta pouco para eliminar o risco São Paulo e Portuguesa já estiveram mais ameaçados pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, aliás, os paulistas se enfrentam no estádio do Morumbi, às 19h30 (de Brasília), pela 32ª rodada, na tentativa de afastar definitivamente o fantasma da segunda divisão. A tarefa tricolor é mais fácil.

Há oito jogos sem perder, contando Copa Sul-Americana e Brasileirão, e vindo de cinco vitórias consecutivas, o São Paulo aparece na nona colocação, com 43 pontos. Teoricamente falta apenas uma vitória para a chance de rebaixamento cair para 0%. Atualmente ela ainda existe. Pequena, é verdade, mas existe: 0,5%.

A Portuguesa, que voltou a vencer na rodada anterior ao bater o Criciúma por 3 a 1, ainda tem 10% de chance de queda. Mas o cenário já foi bem pior. Atualmente com 39 pontos, na 14ª colocação, o time do Canindé já tem seis pontos a mais do que a Ponte Preta, primeiro clube na zona da degola.
No primeiro turno, Portuguesa e São Paulo se enfrentaram no dia 11 de agosto. Os dois estavam na zona do rebaixamento na ocasião. A Lusa, porém, levou a melhor. Venceu por 2 a 1, em noite de Diogo, e ainda viu Rogério Ceni perder um pênalti. Aloísio ainda desperdiçou gol de empate ao colocar a mão na bola.
De lá para cá, as duas equipes evoluíram na competição e conseguiram se afastar do perigo de queda para a segunda divisão. Mas ainda faltam alguns pontos para ambos.
header as escalações 2
São Paulo: são duas alterações certas em relação ao time que iniciou a partida contra o Nacional de Medellín, quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. Luis Fabiano fica fora para se preparar melhor para o duelo no meio de semana, e Jadson sai para o retorno de Paulo Henrique Ganso. Muricy Ramalho ainda estuda poupar um ou outro jogador, mas a tendência é que a equipe seja escalada com Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio e Antônio Carlos; Douglas, Denilson, Maicon, Ganso e Reinaldo; Ademilson e Aloísio.

Portuguesa: o técnico Guto Ferreira não revelou a escalação do time no treino desta sexta-feira, realizando apenas um rachão. Com Rogério voltando de suspensão e Bérgson machucado, apenas duas atlerações devem ser feitas em relação ao time que iniciou o jogo contra o Flamengo, no último domingo. Rogério deve entrar no lugar de Bryan, e Bérgson será substituído por Henrique, Héverton ou Wanderson, deixando Gilberto como o atacante de referência. A tendência é que o grupo seja escalado com Lauro, Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Willian Arão, Bruno Henrique, Souza e Moisés; Gilberto e Wanderson, que substituiu Bérgson ainda no primeiro tempo contra o Rubro-Negro. Diogo e Ferdinando estão confirmados para o banco.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
São Paulo: Luis Fabiano (aprimorando a parte física para duelo da Copa Sul-Americana), Carleto (ruptura nos ligamentos do joelho), Lucas Silva (na seleção brasileira sub-17), Rafael Toloi (dores no tornozelo direito) e Roger Carvalho (aprimora a parte física depois de lesão).

Portuguesa: Moisés Moura (ainda com dores no joelho direito) e Bérgson (entorse no joelho direito).

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
São Paulo: Aloísio, Lucas Evangelista, Luis Fabiano, Maicon e Reinaldo.

Portuguesa: Bruninho, Ferdinando, Henrique, Lauro, Lima, Souza e Willian Arão.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
São Paulo: Vice-líder do returno, perdendo em saldo de gols para o Cruzeiro, o Tricolor também sustenta a maior invencibilidade atualmente, junto com o Goiás: seis jogos. O próximo compromisso será no Morumbi, onde os comandados de Muricy Ramalho já perderam sete de 15 jogos. A defesa levou dois gols nos últimos cinco jogos e terá trabalho contra um dos quatro melhores ataques do Brasileiro: a Lusa já marcou 45 gols.

Portuguesa: Fora de seus domínios, a Portuguesa não se impõe da mesma maneira que dentro de casa. Está em 18º na tabela dos melhores desempenhos como visitante, com aproveitamento de 22,22%. Contra os rivais paulistas, travou seis duelos, com bons resultados: quatro vitórias - uma delas por goleada de 4 a 0 sobre o Corinthians -, um empate e uma derrota. Gilberto, com 14 gols, e Correa, com sete assistências, são alguns dos homens mais perigosos da Portuguesa.
header_na_historia (Foto: arte esporte)

O São Paulo venceu o duelo contra a Portuguesa com placar de 2 a 0, no Morumbi, pela Primeira fase do Campeonato Brasileiro 2000. O placar foi construído por Rogério Ceni e França. Claudinho Baiano (Portuguesa) foi para o chuveiro mais cedo. Com este placar, o São Paulo quebrou um tabu de 3 jogos sem vencer em confrontos contra o adversário no Brasileiro Unificado. Para ver a ficha completa da partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
André Luiz de Freitas Castro (GO) apita o jogo, auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Vicente Romano Neto (SP). O árbitro atuou em 15 partidas neste Brasileiro, sendo uma do São Paulo e nenhuma da Lusa. Ele tem média de 4,6 amarelos exibidos por partida e já expulsou quatro jogadores na competição. Ele assinala apenas 27,1 faltas por partida e já marcou três pênaltis. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,29 cartão vermelho por jogo. Além disso, 67 pênaltis já foram assinalados e a média de faltas é de 34,7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário