terça-feira, 22 de outubro de 2013

Com melhor série do ano, defesa consolida reação tricolor com Muricy


Muricy Ramalho (Foto: Marcos Ribolli)
São Paulo não sofre gols há quatro partidas e agora encara desafio no Chile para continuar vivo na briga pelo bicampeonato da Copa Sul-Americana O ataque ainda não é o dos sonhos do técnico Muricy Ramalho, mas a defesa do São Paulo vem sendo fundamental para a ascensão do time nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Há quatro partidas sem sofrer gols, o setor ajudou o Tricolor a respirar na luta contra o rebaixamento e subir para a metade da tabela de classificação.
A equipe do Morumbi foi vazada pela última vez na vitória por 3 a 2 sobre o Vitória, dia 5 de outubro, na capital paulista. Depois disso, foram triunfos sobre Cruzeiro (2 a 0), Náutico (3 a 0) e Bahia (1 a 0), além de um empate no clássico contra o arquirrival Corinthians (0 a 0). É a melhor série de toda a temporada.
Ela, aliás, acabou sendo decisiva para afastar o São Paulo das últimas posições. O Tricolor pulou da 16ª para a décima posição, atingindo a marca dos 40 pontos. Com isso, deixou para trás adversários diretos e abriu sete pontos de vantagem para o Vasco, primeiro time entre os quatro piores.
Curiosamente, o time deixou de sofrer gols desde a entrada do zagueiro Edson Silva. Antônio Carlos lesionou a coxa esquerda diante dos baianos e permitiu que o reserva tivesse uma nova chance. Ele, porém, prefere dividir os méritos pelo bom rendimento da defesa.
– Todo mundo corre. Nesse jogo específico (contra o Bahia), foi uma guerra. Estávamos com dois a menos. O professor montou duas linhas de quatro só defendendo. O grupo todo está dando a vida dentro de campo para conseguir as vitórias e está feliz – afirmou o beque.
Desde que voltou ao São Paulo, Muricy Ramalho vem apostando em um esquema com alternância. Preferencialmente, o treinador monta a equipe com três zagueiros, mas com variações entre o 3-5-2, 4-2-3-1 e até o 4-1-4-1. Rodrigo Caio, volante improvisado na zaga, é um dos destaques.
Nas três primeiras partidas com o novo técnico, o São Paulo também passou ileso. Foram vitórias sobre Ponte Preta (1 a 0), Vasco (2 a 0) e Atlético-MG (1 a 0). Em seguida, perdeu para Grêmio (0 a 1) e Santos (0 a 3), além de um empate contra o Universidad Católica (1 a 1).
– Esse esquema encaixou e vem dando certo. Dentro de campo, o Muricy faz o simples – acrescentou Edson Silva.
Nesta quarta-feira, o São Paulo vai precisar contar novamente com a defesa para avançar na Copa Sul-Americana, às 21h50m (de Brasília), em Santiago. O Tricolor tem de vencer por qualquer vantagem ou empatar a partir de dois gols. Quem passar, pega Nacional de Medellín, da Colômbia, ou Bahia nas quartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário